Por que testar o olfato?

São várias as razões da importância de se avaliar o olfato: cuidado com a higiene pessoal, qualidade de vida, segurança pessoal (perceber vazamento de gases e alimentos queimando na cozinha), saúde, boa alimentação, detecção precoce de doenças neurológicas e proteção de trabalhadores em empresas expostos a agentes tóxicos.
olfato

Teste seu olfato de qualquer lugar do Brasil

Se quiser saber como está seu sentido do olfato, mande um email contato@clinicaolfact.com.br ou preencha seus dados no formulário.




Teste olfativo

Inúmeras pessoas possuem transtornos ou alterações no olfato, mas muitas vezes esses transtornos são negligenciados e também podem passar despercebidos. No entanto, a avaliação da função olfativa é importante para o cuidado com a saúde, com a higiene pessoal, para garantir a qualidade de vida, a segurança pessoal (perceber vazamento de gases e alimentos queimando na cozinha, por exemplo), a boa alimentação, a detecção precoce de doenças neurológicas e proteger trabalhadores em empresas expostos a agentes tóxicos.

Para tanto, é necessária a realização de um teste olfativo (olfatometria), de modo a mensurar a capacidade.

O que é a olfatometria?

A olfatometria tem por finalidade medir a capacidade olfativa da pessoa, ou seja, mensurar a agudeza de seu olfato. Através dele, pode-se identificar déficits olfativos relacionados a diversas origens no sistema sensorial (no nervo ou no cérebro). Também pode-se definir se há olfato normal, diminuição do olfato (hiposmia) ou perda completa de olfato (anosmia)

Trata-se de um teste simples mas muito esclarecedor, que se caracteriza por testar se a pessoa consegue sentir e/ou distinguir aromas facilmente reconhecidos, como o cheiro do café, do chocolate, entre outros. Não são utilizadas substâncias irritativas durante o exame. Testa-se cada narina separadamente, para identificar se há comprometimento unilateral ou bilateral.

Tipos de teste olfativo

Há alguns tipos de testes para examinar e mensurar o olfato. Entre os testes oferecidos pela Clínica Olfact, estão os seguintes exames:

  • Teste Olfatório da Universidade da Pensilvânia
  • Teste Olfatório de Identificação de Figuras
  • Teste da Memória Olfatória
  • Teste do Limiar Olfatório
  • Teste olfatório infantil

Quando devo fazer um teste de cheiro

O teste de cheiro é relativamente simples e ajuda na identificação precoce das alterações do olfato. Ele deve ser realizado sempre que houver alguma perda de olfato percebida pela própria pessoa, ou alertada por algum familiar ou amigo que perceber o problema. As alterações do olfato devem ser especialmente investigadas através do teste, se for persistente por um período mais longo, se ocorrer de modo abrupto e repentino ou se não estiver relacionada com nenhum processo infeccioso.

A Clínica Olfact, a primeira clínica especializada em olfato no Brasil, possui vasta experiência em casos complexos de perda de olfato e oferece grande auxílio para a resolução desse problema. Faça seu teste olfativo na Clínica Olfact online ou presencialmente!

Entre em contato conosco

Responderemos o mais breve possível.

WhatsApp chat