In Olfact

No artigo anterior vimos como sentimos o sabor dos alimentos e que esse papel é desempenhado pelos botões gustatórios. No entanto, assim como ocorre com os demais estímulos sensoriais, é necessário que ocorra o processamento da informação sensorial pelas vias do sistema nervoso central (SNC).   

Os impulsos nervosos têm início nos botões gustatórios, no momento em que há a presença do estímulo, por meio da ingestão do alimento. Aos poucos as descargas elétricas nas fibras neurais vão aumentando até atingir seu ápice e tendem a voltar a um nível baixo, e se mantém constante durante todo o tempo em que há o estímulo gustatório.

Alguns pares de nervos cranianos – nervo facial (ramo corda do tímpano), nervo glossofaríngeo e nervo vago – além do nervo lingual, auxiliam na transmissão da informação sensorial ao SNC. Há também a participação do trato solitário no tronco encefálico (TE).  Todas as fibras gustatórias fazem sinapses nos núcleos do trato solitário do TE.

Os núcleos do trato solitário apresentam conexões com neurônios de segunda ordem que se projetam em direção ao núcleo ventral posteromedial tálamo. Importante lembrar que toda informação sensorial antes de atingir o córtex cerebral é processada pelos neurônios talâmicos. 

Após o processamento ocorrer no tálamo, os neurônios se projetam para o giro pós-central no córtex cerebral parietal, no qual penetram na fissura silviana e na área insular opercular. A partir disso, os estímulos gustatórios são reconhecidos pelas áreas somatossensoriais da língua no córtex. 

Guyton e Hall, 2017. Transmissão dos sinais gustatórios para o sistema nervoso central.

 

Uma curiosidade é que o SNC é responsável por alguns mecanismos de preferência alimentar. Por isso escolhemos comer aquilo que mais nos agrada em termos de sabor, e rejeitamos determinado alimento quando temos ou tivemos uma experiência gustatória desagradável. Legal, né?

No próximo artigo conheceremos as doenças que mais afetam a nossa capacidade de sentir o sabor dos alimentos. 

 

Referência

GUYTON AC, HALL JE. Os Sentidos Químicos – Gustação e Olfação. In: GUYTON AC, HALL JE. Tratado de Fisiologia Médica. 13ªed, Elsevier; São Paulo, 2017:2004-12.

Recent Posts
Entre em contato conosco

Responderemos o mais breve possível.

WhatsApp chat