In Doenças, Olfact

No último sábado (dia 15 de agosto de 2020) o Prof. Dr. Fabio de Rezende Pinna fez uma participação no quadro Bem Estar na Rede Globo onde comentou sobre sua pesquisa sobre recuperação do olfato na COVID-19. A reportagem também foi transmitida no Jornal Nacional. O Prof. Dr. Fabio de Rezende Pinna possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Como já se sabe, o novo coronavírus causa uma inflamação na região do epitélio olfatório, conseguindo infectar algumas células da região. Essa inflamação pode levar a perda do olfato e consequente dificuldade em sentir cheiros. Felizmente os neurônios olfatórios são menos afetados, o que traz maior chance de capacidade de regeneração e recuperação do olfato.

Na pesquisa realizada pelo prof. Fábio e colaboradores, como o prof. Marco A. Fornazieri (coordenador da Clínica Olfact), intitulada “Chemosensory dysfunction in COVID-19: prevalences, recovery rates and 2 clinical associations on a large Brazilian sample” foi encontrada uma taxa de recuperação do olfato muito alta (95%) entre 1 a 4 meses de avaliação. Foram avaliados nessa pesquisa 655 pacientes com COVID-19, onde 82.4% reportaram perda do olfato e 76.2% perda do paladar. O artigo sobre a pesquisa foi aceito para publicação na revista internacional de otorrinolaringologia
“Otolaryngology–Head and Neck Surgery”.

Assista a reportagem completa: