In Doenças, Olfact

O Prof. Dr. Marco Aurélio Fornazieri, coordenador da Clínica Olfact participou em matéria publicada no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto no dia 27 de agosto. A reportagem abordou os tratamentos para pacientes que tiveram COVID-19.

O Prof. Dr. Marco Aurélio Fornazieri é Professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – Campus Londrina). Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutorado em distúrbios da olfação na Universidade da Pensilvânia (2014-2015, Filadélfia, EUA) e na FMUSP (2015-2018). Graduação em Medicina pela UEL e Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (UEL).  O professor realiza diversas pesquisas relacionadas principalmente com olfato e doenças nasais.

Na reportagem o dr Marco aborda o treinamento olfatório como opção de tratamento para perda do olfato pós-infecciosa, como é o caso da perda do olfato devido a COVID-19. O tratamento é realizado em casa e pode ser iniciado com produtos caseiros evitando a circulação do paciente durante o período de contágio. Os produtos (café, cravo, mel, suco de tangerina, vinagre de vinho tinto, pasta de dentes de menta e essência de baunilha) devem ser cheirados 2 vezes por dia para estimular a recuperação do olfato. O pesquisador ressalta que o olfato pode levar algum tempo para conseguir a recuperação. Ao persistir a falta do olfato um otorrinolaringologista deve ser consultado. Outra curiosidade mencionada, é que na maioria dos casos de relatos de perda do paladar, a causa verdadeira é a perda do olfato.

Leia a reportagem completa: