In Olfact

A alergia a soja, embora não muito conhecida como a alergia ao glúten, atinge muitos indivíduos e compromete a sua qualidade de vida. Afinal, a soja é um ingrediente utilizado em muitos alimentos, como: biscoitos, chocolates, embutidos, comida chinesa e japonesa, pães e massas.

Os sintomas decorrentes da aversão a soja podem ser leves, como urticária ou coceira na boca. Em casos raros, pode causar anafilaxia. Outro dos sinais relatados por alguns pacientes é a perda de olfato ocasionado pela obstrução nasal, rinoréia e alteração da mucosa resultantes do processo alérgico. Há relatos de indivíduos que após eliminarem totalmente a soja e seus derivados da dieta, recuperaram completamente a sua capacidade olfatória.

É importante aos pacientes com predisposição alérgica manterem o cuidado ao escolherem os alimentos. Muitos contêm a soja na forma de lecitina, principalmente, os produtos industrializados. Logo, o problema da perda do olfato pode corresponder a alergia alimentar.

Bibliografia:
Snyder MC, Leopold DA, Chiu BC, Von Essen SG, Liebentritt N. The relationship between agricultural environments and olfactory dysfunction.J Agric Saf Health. 2003 Aug;9(3):211-9.

Recent Posts
Entre em contato conosco

Responderemos o mais breve possível.

WhatsApp chat