In Olfact

A ansiedade é uma condição que envolve mais do que medos e fobias, podendo afetar, inclusive, os nossos sentidos, como o olfato. Os transtornos de ansiedade são os quadros psiquiátricos mais comuns e atingem todas as faixas etárias.

Esse complexo emocional coloca os pacientes portadores dessa doença mais sensíveis aos seus sentidos, especialmente, em relação aos cheiros desagradáveis.  Captam-se os aromas com mais facilidade, levando os indivíduos a sentirem odores negativos tanto em si mesmo como no ambiente ao redor.

Outro sintoma é a capacidade de a ansiedade despertar cheiros que não existem originalmente. As variações na sensibilidade advindas de períodos estressantes podem contribuir para a degeneração da mucosa nasal , para a perda do olfato e, inclusive, para a perda do paladar. Por isso, mudanças na capacidade olfatória podem ser justificadas pela ansiedade.

 

Bibliografia:

When the sense of smell meets emotion: anxiety-state-dependent olfactory processing and neural circuitry adaptation. Krusemark EA, Novak LR, Gitelman DR, Li W.

J Neurosci. 2013 Sep 25;33(39):15324-32. doi: 10.1523/JNEUROSCI.1835-13.2013.

Recent Posts
Entre em contato conosco

Responderemos o mais breve possível.

WhatsApp chat