A cirurgia de adenoide é o procedimento realizado para a remoção da tonsila faríngea. Ela pode ser chamada de adenoidectomia ou remoção de adenoides, mas popularmente, é conhecida simplesmente como cirurgia de carne esponjosa.

A adenoide, assim como as amígdalas,  é um tecido linfoide parte do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do nosso organismo. Elas estão localizadas na parte posterior do nariz (nasofaringe), acima do palato (céu da boca), e não podem ser vistas sem o uso de instrumentos especiais. Quando respiramos o ar passa pela adenoide, de modo que ela, juntamente com as amígdalas, atuam como barreiras contra microorganismos que entram pelo nariz e pela boca. Não há na literatura indícios que a remoção da adenoide não acarrete prejuízos na imunidade.

Por uma série de fatores, essas estruturas podem tornar-se um problema e ocasionar sintomas diversos, como: ronco noturno constante, nariz entupido com frequência, infecções repetidas da garganta, do nariz ou do ouvido e dificuldade para engolir. Diante da suspeita, deverá ser feita uma avaliação por um otorrinolaringologista, que poderá indicar a cirurgia.

Comumente a adenoide é retirada concomitantemente à remoção das amígdalas. Ambos procedimentos cirúrgicos são realizados com mais frequência em crianças.

Cirurgia de carne esponjosa: como funciona

Antes da cirurgia, o paciente recebe anestesia geral e permanece dormindo e sem dor durante todo o procedimento. Inicialmente, é colocado um instrumento para manter a boca do paciente aberta e o cirurgião remove a adenoide com uma cureta (instrumento em forma de colher) ou outro instrumento automático que remove e aspira o tecido chamado shaver. Alguns outros métodos e ferramentas, além da curetagem, podem ser utilizados para fazer essa remoção, tais como o eletrocautério, a radiofrequência e o debridador. De qualquer forma, não são necessários cortes na pele, visto que a adenoide é retirada pela boca.

Após a remoção, o sangramento é controlado, o que pode ser feito com material absorvente. A cirurgia é finalizada e o paciente permanece na sala de recuperação até recobrar a consciência, quando será liberado para casa. Geralmente, a cirurgia dura trinta minutos e o paciente vai para casa algumas horas após o término.

Benefícios da cirurgia de adenoide no nariz

Trata-se de uma cirurgia simples, praticamente sem riscos e proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida. Após o procedimento, a maioria das pessoas respiram melhor pelo nariz, têm menos e mais leves dores e infecções na garganta e no ouvido, e maior facilidade para engolir os alimentos.

Pós-operatório e recuperação após retirada de adenoide

A recuperação costuma ser muito boa, sendo mais rápida as crianças. O paciente vai para a casa no mesmo dia da cirurgia e a recuperação completa demora entre uma e duas semanas. Neste período deverão ser tomadas algumas medidas para minimizar os riscos e melhorar os resultados: dieta líquido-pastosa nos três primeiros dias; repouso em casa por sete dias e uso de analgésicos em caso de dores de garganta e de ouvido.

Algumas dificuldades podem ser apresentadas no período de recuperação, mas geralmente não oferecem risco à saúde do paciente. Febre de até 38 °C nos dois primeiros dias, estrias de sangue no catarro, dores de garganta e de ouvido são comuns e não representam risco grave. Caso a febre persista ou haja sangramento ativo, o médico deverá ser avisado.