In Olfact

Lavou o cabelo e bateu aquela preguiça de secar, quem nunca? 

Se você já passou por isso, já deve ter ouvido sua mãe dizer: “não durma com o cabelo molhado” ou “não saia de casa com ele molhado, porque você pode “pegar” uma gripe”. Mãe sendo mãe, hahaha.

Mas será que nossas mães são doidas e implicantes por pensarem assim? Será que deixar o cabelo molhado te deixará doente?

Algumas pessoas relatam que após dormirem com o cabelo molhado ou sair de casa com ele molhado em um dia de vento, por exemplo, começam a espirrar e a ficarem com a garganta irritada. 

Primeiro precisa ficar claro que gripe e/ou resfriado, bem como inflamações ou infecções na garganta são causados por vírus e bactérias. O vírus mais comum na gripe é a influenza. 

Segunda a Dra. Ana Escobar, livre docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, a região da cabeça e do pescoço apresenta uma alta vascularização, e, portanto, quando lavamos o cabelo e o deixamos molhado, essas regiões ficam mais frias, e consequentemente, o sangue também. Como a garganta localiza-se no pescoço, a temperatura mais baixa diminui a imunidade biológica da região, o que faz a garganta ficar mais propensa à entrada de vírus e bactérias. 

Ressalta-se que nem todo mundo terá propensão a ficar resfriado ou a ter uma forte gripe, porque dormiu com o cabelo molhado ou tomou um vento. O sistema imune é individual e você precisa conhecer o seu organismo. 

Ps: Calma! Dormir com o cabelo molhado não atrai COVID- 19, ok!?

Sempre que tiver dúvidas, procure orientação com seu médico. 

Andressa Pelaquim
Mestre e doutoranda em Ciências da Saúde – UEL

Referência

Escobar A. Mito ou Verdade: Dormir com o cabelo molhado adoece?Disponível em: https://www.draanaescobar.com.br/dormir-com-o-cabelo-molhado-adoece/

Recent Posts
Entre em contato conosco

Responderemos o mais breve possível.

WhatsApp chat