In Olfact

O olfato é o sentido mais antigo que existe, pois o os seres vivos iniciaram sua evolução respondendo aos produtos químicos existentes no meio ao redor. Uma das características evolutivas da olfação está relacionada à memória. Por exemplo, a identificação do cheiro está intimamente atrelada à capacidade de relembrar um acontecimento passado.

O bulbo olfatório está ligado ao sistema límbico cerebral, que é uma área integrada com a memória. Tem acesso quase direto à amígdala, responsável pelas emoções, e ao hipocampo, pelo processamento associativo e pela criação de novas memórias.

Algumas marcas e empresas de produtos usam a habilidade dos cheiros para despertar a memória e para associá-los ao produto. Isso tem sido um dos novos rumos das empresas de marketing. A aplicação de novas tecnologias olfativas não se restringe ao setor alimentício ou ao cosmético. Há montadoras de carros que encomendam odores para transmitir a sensação de “carro novo”. É crescente o investimento para a busca de um aroma próprio a fim de fixar a imagem do produto e de criar um ambiente agradável ao consumidor.

Bibligrafia:

Olfactory Marketing. Sbreeze. [Online] http://www.sbreeze.it/en/our-targets/olfactory-marketing/.

Recent Posts
Entre em contato conosco

Responderemos o mais breve possível.

WhatsApp chat